fbpx

Valorize seu imóvel através da energia solar

energia solar

energia solar

Moderna, econômica e renovável, a energia solar é também impulsiona o valor imobiliário

Primeiramente, todo mundo já sabe que a energia solar fotovoltaica, além de uma iniciativa muito interessante do ponto de vista ambiental, também tem benefícios econômicos.

Contudo, você já parou para pensar que ela também pode ajudar na valorização de um imóvel?

Uma ótima notícia para o momento em que vivemos, não é mesmo?

Afinal, não é preciso ser nenhum especialista para saber que a crise provocada pela Covid-19 impactou diversos setores, inclusive o imobiliário, que viu uma queda significativa em seus números.

Sendo assim, qualquer fator que ajude a aquecer esse mercado, já é muito válida, além de vir em boa hora.

Basicamente, o sistema fotovoltaico se coloca como um ótimo atrativo, pois, imóveis que produzem sua própria energia, tendem a ter um valor de mercado maior.

Ou seja, além de pintura, pequenos reparos, ou grandes reformas, a energia solar também é um bom atrativo para compradores ou locatários.

Lamentavelmente, devido à crise, muita gente vai precisar se desfazer de seus imóveis.

Além disso, o volume de casas, apartamentos, salas comerciais e salões industriais disponíveis para locação, já aumentou e ainda vai aumentar muito.

Dessa forma, mais do que nunca, qualquer diferenciação ou benefício que um imóvel ofereça, por si só, já é um bom negócio na hora de sua comercialização.

Ainda mais quando além de tudo, ainda oferece a possibilidade imediata de economia nos gastos domésticos com a diminuição do valor pago na conta de energia.

Uma vez instalado, o sistema é benéfico tanto para o dono do imóvel, que vê seu bem valorizado, quanto para o inquilino, afinal, quem não gosta de usufruir de benefícios econômicos e de quebra ainda promover a sustentabilidade.

Perspectivas de Valorização

Muitas pesquisas já comprovaram a valorização de um imóvel, a partir da instalação de um sistema de geração de energia solar.

Contudo, separamos um estudo interessante, realizado pelo conceituado jornal The New York Times, em 2015.

De acordo com a publicação, um sistema residencial médio eleva o valor do imóvel em cerca de US$15.000, nos Estados Unidos.

Trazendo os números para o Brasil e convertendo para o real, significa dizer que o proprietário de um imóvel com um sistema de energia solar fotovoltaica instalado ganha quase R$75,000.

Claro, isso, precisamos considerar o valor do dólar, no entanto, no Brasil não deixa de ser vantajosos também.

Outro estudo interessante, foi o realizado pelo laboratório norte-americano Nacional Lawrence Berkeley, encomendado pelo Departamento de Energias dos Estados Unidos, também em 2015.

Entre outras coisas, a pesquisa apontou que as casas que produziam sua própria energia tinham seu preço valorizado de 3 a 6% em relação as que não possuíam.

Como de lá para cá, a energia solar se popularizou ainda mais, é bem provável que esses números sejam ainda mais animadores.

Energia Solar: conheça o retorno sobre o investimento

Atualmente, os sistemas fotovoltaicos residenciais oferecem um retorno sobre investimento muito interessante, inclusive, muitas vezes, melhor do que os investimentos comuns como renda fixa, tesouro direto ou caderneta de poupança.

Para se ter uma ideia, saiba que um sistema fotovoltaico rende em média 8 % ao ano, enquanto, por exemplo, a poupança não passa dos 5%.

Entre os principais atrativos vislumbrados por pessoas que compram um imóvel com um sistema fotovoltaico já instalado, destacam-se:

  • Economia
  • É tendência;
  • Benéfico à sustentabilidade;

Em síntese, façamos o seguinte:

1) Pegue o custo do investimento;

2) Some o valor com a manutenção mínima exigida ao longo dos 25 anos de vida útil do sistema;

3) Divida esse valor pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico.

O resultado final dessa conta será o valor real que um consumidor pagará por seu sistema, um número infinitamente menor do que o que ele gastará em sistema convencional.

Além disso, o consumidor ficará livre de:

  • Aumentos constantes, de taxas reajustadas anualmente;
  • Deixará de estar suscetível a mudanças de bandeira;
  • Não precisar pagar mais caro, dependendo do horário de uso.

Enfim, como podem ver, poder gerar a própria energia através de um sistema fotovoltaico é economicamente muito vantajoso e justifica o investimento.

Além disso, nunca é demais lembrar: o uso sustentável e consciente dos recursos naturais é sempre uma excelente atitude, não é uma moda passageira, além de ser uma necessidade que veio para ficar!

Acendeu uma luz aí na sua cabeça e você deseja usufruir dos benefícios que um sistema de energia solar fotovoltaico aí na sua residência?

Nós podemos te ajudar, a Energy True oferece instalações de sistemas de geração de energia solar para residências e empresas.

Entre em contato conosco e saiba mais!

energia solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *