Quando o assunto é energia solar, a primeira questão é sobre a geração em dias nublados ou chuvosos. Afinal, sem um sol ardente e brilhante no céu, o imóvel corre o risco de ficar sem energia? Este é um mito que será explicado aqui para você esclarecer todas as suas dúvidas sobre a produção de energia por sistema fotovoltaico nestas ocasiões.
A energia solar é gerada a partir da captação da luz do sol pelos módulos solares. Por meio de um inversor, ela é convertida às características da rede elétrica, atendendo às necessidades de consumo do imóvel, seja ele residencial ou comercial.
Saiba mais:
Quanto mais quente o calor do sol, mais intensa será a produção de energia, isso é fato. Mas, até mesmo em dias nublados, o sistema de produção de energia solar funcionará normalmente. Porém, ele trabalhará em intensidade menor. Ele funcionará entre 10% a 30% da sua capacidade, dependendo de como o céu está encoberto por nuvens durante o dia nublado, e como isso está interferindo na irradiação.
Ainda assim, isso não quer dizer que o imóvel ficará sem energia. E, durante a noite, não há geração de energia solar. Entretanto, o sistema elétrico estará conectado à rede.
Vale ressaltar que a energia solar gerada pelo sistema fotovoltaico é suficiente para abastecer uma residência ou imóvel comercial e pode até sobrar! Nesse caso, o excedente de energia gerado é lançado na rede, gerando créditos energéticos.
Estes créditos energéticos duram até 60 meses e podem ser utilizados na própria unidade consumidora ou direcionado para outras unidades. Porém, a modalidade de geração de energia compartilhada atende a um único CPF ou CNPJ.
Fique tranquilo: faça sol ou faça chuva, quem adota este tipo de geração de energia não passará por dificuldades. E se você está em busca desta solução para abastecimento energético do seu imóvel, entre em contato com a Energy True. Aliamos economia e sustentabilidade, atendendo suas necessidades com inovadores sistemas de energia fotovoltaica.