fbpx

3 Tipos de energia solar residencial

    Conheça alguns tipos de sistemas de energia solar residencial

Afinal, como funcionam os tipos de energia solar residencial? O funcionamento do sistema de energia solar residencial se dá por meio de telhas solares ou painéis fotovoltaicos que captam a luz solar e a transportam até o inversor solar, que é responsável por converter a energia gerada pelo sistema nas características da rede elétrica. No entanto, deve-se mencionar que existem basicamente três tipos de sistemas de energia solar residencial: sistemas on-grid, off-grid e híbridos.

1. Tipos de energia solar residencial na rede

Os tipos de energia solar residencial conectados à rede são os mais conhecidos e possuem conexão direta com a rede elétrica, ou seja, qualquer excesso de energia solar residencial que seja enviado para a distribuidora acaba rendendo um desconto na sua conta. Outro ponto a destacar é que se a energia solar residencial não for suficiente para atender as necessidades do imóvel, a energia elétrica é acionada e provê o restante.

3 Tipos de energia solar residencial

2. Sistema de energia solar residencial fora da rede

O tipo de energia solar residencial off-grid possui um sistema autônomo, ou seja, sem conexão com a rede elétrica da região. Não é à toa que esse sistema é muito utilizado em locais mais remotos que não possuem cobertura elétrica. Ao investir no sistema de energia solar residencial off-grid, os usuários podem armazenar o excesso de energia produzida em baterias, garantindo assim o fornecimento de energia mesmo em dias nublados, chuvosos ou durante a noite.

3. Sistemas Híbridos de Energia Solar Residencial

Os tipos de energia solar residencial híbrido são conectados diretamente à rede elétrica. No entanto, eles também são capazes de armazenar o excesso de energia produzida em baterias, agregando valor aos sistemas on-grid e off-grid.

Uso térmico

Outra forma de aproveitar a radiação solar é o aquecimento térmico. Isso pode ser feito por meio de um processo de absorção da luz solar por sensores, que geralmente são instalados nos telhados de prédios, condomínios e residências.

Como a incidência de radiação solar na superfície da Terra é baixa, é necessário instalar alguns metros quadrados de sensores. Cada modelo de coletor (que pode ser aberto, fechado ou tubo evacuado) tem uma eficiência energética característica e pode aquecer a água a temperaturas específicas.

Assim, existe sempre um modelo mais adequado, dependendo da intenção de aplicação da água aquecida (que pode ser para banhos, piscinas, aquecimento de ambientes, entre outros).

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para garantir o fornecimento de água aquecida em uma residência de três a quatro habitantes são necessários 4 m 2 de sensores. Embora a demanda por essa tecnologia seja principalmente residencial, também há interesse do setor comercial, como prédios públicos, hospitais, restaurantes, hotéis e outros negócios.

O período de retorno dos investimentos em energia solar térmica tende a variar, normalmente ocorrendo dentro de um intervalo de 18 a 36 meses. A vida útil de um aquecedor solar de água é estimada em cerca de 240 meses, o que torna o sistema bastante vantajoso e econômico.

Entre em contato conosco para saber mais.

Aproveite e leia nossas outras materias de blog.

Preencha o formulário que entraremos em contato