O que muita gente temia acabou de acontecer. Os políticos brasileiros aprovaram a cobrança de taxas sobre a energia solar. Contudo, há uma boa notícia. Você que ainda não instalou seus painéis tem um ano para fazer isso e evitar, dessa forma, que as cobranças ocorram por mais de duas décadas.
Antes de mais nada vamos aos fatos. Entrou em vigor no último dia 6 de janeiro a Lei 14.300/2022, também conhecida como Marco Legal da Geração Distribuída.
O texto estabelece os parâmetros para que geradores de energia a partir de fontes renováveis – como a solar – comecem a pagar taxas e contribuições de que são isentos atualmente.
Em outras palavras, retira os subsídios até então praticados pelo mercado.
Em contrapartida, a lei estabeleceu regras de transição vantajosa para quem já instalou ou planeja instalar em breve seus painéis.
A regra estabelece que as taxas sobre energia solar só poderão ser cobradas a partir de 2045 para quem já possui um sistema.
Do mesmo modo, esse benefício será estendido aos geradores que iniciarem a distribuição em até 12 meses após a promulgação do novo marco legal.
Taxas sobre energia solar: oportunidade
Analistas de mercado acreditam que as instituições financeiras, que já possuem uma série de linhas de crédito para energia solar, devem reforçar a atuação no segmento.
Como resultado, financiar a instalação pode ficar ainda mais fácil.
Por outro lado, a aprovação da nova regra para taxas sobre energia solar deve gerar uma corrida por equipamentos.
Nesse sentido, empresas já consolidadas no mercado são a melhor opção para quem quer aproveitar os benefícios fiscais pelas mais de duas décadas previstas no projeto.
A Energy True atua no mercado de energia fotovoltaica há três anos e já gerou mais de R$ 5,3 milhões em economia para seus clientes.
Dessa forma, somos a escolha certa para quem quer fugir das taxas sobre a energia solar.
Clique no botão de Whatsapp que aparece na sua tela e fale com um de nossos consultores.
Você tem pouco tempo para isso!
Escrito por Eagence Marketing