fbpx

Taxas sobre energia solar: consumidor tem um ano para evitá-las

Taxas sobre energia solar

Novo marco legal tem um dispositivo que permite manter isenções até 2045

Taxas sobre energia solar

Novo marco legal tem um dispositivo que permite manter isenções até 2045

O que muita gente temia acabou de acontecer. Os políticos brasileiros aprovaram a cobrança de taxas sobre a energia solar. Contudo, há uma boa notícia. Você que ainda não instalou seus painéis tem um ano para fazer isso e evitar, dessa forma, que as cobranças ocorram por mais de duas décadas.

Antes de mais nada vamos aos fatos. Entrou em vigor no último dia 6 de janeiro a Lei 14.300/2022, também conhecida como Marco Legal da Geração Distribuída.

O texto estabelece os parâmetros para que geradores de energia a partir de fontes renováveis – como a solar – comecem a pagar taxas e contribuições de que são isentos atualmente.

Em outras palavras, retira os subsídios até então praticados pelo mercado.

Em contrapartida, a lei estabeleceu regras de transição vantajosa para quem já instalou ou planeja instalar em breve seus painéis.

A regra estabelece que as taxas sobre energia solar só poderão ser cobradas a partir de 2045 para quem já possui um sistema.

Do mesmo modo, esse benefício será estendido aos geradores que iniciarem a distribuição em até 12 meses após a promulgação do novo marco legal.

Taxas sobre energia solar: oportunidade

Analistas de mercado acreditam que as instituições financeiras, que já possuem uma série de linhas de crédito para energia solar, devem reforçar a atuação no segmento.

Como resultado, financiar a instalação pode ficar ainda mais fácil.

Por outro lado, a aprovação da nova regra para taxas sobre energia solar deve gerar uma corrida por equipamentos.

Nesse sentido, empresas já consolidadas no mercado são a melhor opção para quem quer aproveitar os benefícios fiscais pelas mais de duas décadas previstas no projeto.

A Energy True atua no mercado de energia fotovoltaica há três anos e já gerou mais de R$ 5,3 milhões em economia para seus clientes.

Dessa forma, somos a escolha certa para quem quer fugir das taxas sobre a energia solar.

Clique no botão de Whatsapp que aparece na sua tela e fale com um de nossos consultores.

Você tem pouco tempo para isso!

Escrito por Eagence Marketing