fbpx

Sem energia solar, meu sistema ainda gera energia?

Quando falta energia solar, meu sistema ainda gera energia?

Desde já vamos te dizer que essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que buscam conhecer e saber mais sobre a energia solar fotovoltaica, relacionando à dependência do sistema com relação à rede convencional.

Ainda mais quando vemos que algumas pessoas acham que o sistema pode parar de funcionar em um piscar de olhos quando ocorre a falta energia na rede elétrica.

Ainda assim, antes de falar sobre essa questão em específico, vamos te dizer que existem dois tipos de sistemas de energia solar, os “on grid” e os “off grid”.

Nos sistemas off grid, a energia demasiada que é gerada pelo sistema de energia solar fotovoltaico é armazenada em baterias, que posteriormente são utilizada quando ocorre a falta de energia elétrica ou quando o sistema fotovoltaico não estiver produzindo, normalmente no período noturno.

Sob o mesmo ponto de vista, os sistemas on grid funcionam sem armazenar energia.

A energia solar que é gerada, quando não consumida, é enviada à rede da companhia local de energia elétrica. Assim, quando o sistema não estiver gerando energia, é utilizada a rede convencional e o valor consumido recebe descontos na conta de luz, de acordo com os créditos gerados pela energia excedente.

Sistema on e off grid, entenda melhor.

Afinal, meu sistema de energia solar continuará funcionando se faltar energia elétrica?

Nos sistemas off grid, a falta de energia não tem influência, pois tudo é consumido do próprio sistema ou das baterias que armazenam a energia fotovoltaica.

Todavia, no formato on grid, o sistema não funciona de forma isolada. Mas o que isso significa?

Quando falta energia elétrica, pode ocorrer uma certa instabilidade no fornecimento de energia para o imóvel em questão, que conta com um sistema fotovoltaico e, se ocorrer durante o período noturno, o local ficará sem eletricidade.

Muito além da energia solar

Seja como for, os sistemas off grid estão limitados atualmente aos lugares que não possuem nenhum acesso à rede de energia convencional e são muito mais caros de serem implementados, necessitando de equipamentos específicos, muito além de baterias que geram custos mais altos de implementação.

Logo, vamos seguir o raciocínio de que a tecnologia para armazenamento de energia está se desenvolvendo e logo logo será utilizado de forma mais abrangente no mercado brasileiro.

Porém, atualmente, os sistemas on grid são os mais implementados, até porque já possuem regulamentação clara junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Assim, hoje você  já pode investir em energia solar para sua empresa ou residência e aproveitar todos os benefícios deste sistema na redução das contas de luz e também na alta durabilidade, que tem mais de 20 anos de funcionamento quando utilizado nosso sistema.

Conheça todos os benefícios da energia solar fotovoltaica, tire dúvidas importantes de diversos assuntos em nosso blog e solicite um orçamento sem compromisso para implementação de energia solar!