fbpx

Saiba quanto custa implementar um sistema de energia solar em sua casa ou negócio

Economizar energia e fazer parte do movimento global em prol do planeta, que entre outras ações apoia a utilização de energia limpa e sustentável já é uma realidade para muitas pessoas no Brasil.

E para quem ainda não realizou esse verdadeiro sonho, a intenção é grande. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2019, cerca de 93% da população, gostaria de gerar a própria energia limpa.

Como sabem, a energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Para funcionar, ela usa materiais semicondutores como o policristalino para converter a luz solar em energia elétrica.

Desta maneira, as células fotovoltaicas são montadas dentro de um painel solar, que será conectado em outros painéis, formando um sistema solar fotovoltaico.

O sistema solar fotovoltaico é composto por:

  • Painéis solares;
  • Inversor solar;
  • Sistema de fixação das placas solares;
  • Cabeamentos;
  • Conectores e outros materiais elétricos padrões.

Como podem ver, é um sistema bem complexo, portanto, para que isso tudo de fato seja viável, geradores devem ser projetados exclusivamente para as residências, especialmente porque algumas situações, influenciam diretamente no preço final do projeto, entre elas:

  • O consumo de energia do imóvel, afinal, uma casa onde residam quatro pessoas, gastará mais, do que uma casa onde more apenas uma, lembrando que o mesmo vale para uma empresa, no agronegócio ou na indústria;
  • O tamanho do sistema, sendo que: quanto maior mais caro;
  • Apuração precisa da quantidade das placas solares, pois se elas não forem calculadas corretamente, a potência do sistema final fica insuficiente;
  • O número de trabalhadores envolvidos na montagem do sistema fotovoltaico – quanto maior, mais gente para montar e consequentemente mais gastos com mão de obra;
  • A radiação solar, pois como se sabe, a energia solar é gerada a partir da conversão da luz do sol, através de placas, portanto, para que a energia seja gerada, é preciso boa quantidade de radiação;
  • A inclinação do telhado, elemento determinante sobre a quantidade de luz que vai chegar ao painel solar;
  • O sombreamento no painel solar, tendo em vista que, elementos que possam impedir ou prejudicar a passagem de luz, devem ser considerados;
  • O tipo de telha ou estrutura que receberá o sistema, lembrando que atualmente, existem diversos tipos de telhados e cada um deles exige tipos diferentes de suporte;

Em suma, o valor da instalação de um sistema fotovoltaico será determinado de acordo com uma série de fatores e o valor será determinado a partir do consumo e das características físicas e geográficas de casa lugar.

A boa notícia é que com os ajustes corretos, o sistema pode trazer a economia de até 95%. Nada mal, não é mesmo?

Não por acaso, entre todas as tecnologias disponíveis de geração de energia, o uso de placas solares, lideram o segmento de geração distribuída, desde 2012.

Líder invicta, desde então, atualmente são mais de 191 mil estabelecimentos em todo Brasil, que produzem sua própria energia.

E mais: quando mais a energia solar é utilizada, mais econômica ela fica, ou seja, a popularização da energia, torna a tecnologia mais barata para o consumidor.

Entre vários motivos, o impulso também acontece devido à disponibilização cada vez maior de linhas de financiamento para a implementação da energia solar.

A Energy True é uma empresa especializada em montagem de sistema de energia fotovoltaica.

Nossa empresa nasceu da necessidade de gerar energia sem agredir o meio ambiente e com processos sustentáveis somos capazes de abastecer sua casa e empresa.

Deseja implantar um sistema de energia solar e ainda economizar? Fale conosco! Podemos te ajudar a usar a energia do futuro, já no presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *