fbpx

Saiba como reduzir a conta de energia elétrica do seu comércio com a energia solar

Os gastos com energia elétrica podem representar um dos maiores custos do negócio, dependendo da sua área de atuação. E neste momento de pandemia, o mercado mundial está enfrentando dificuldades. Portanto, economizar cada centavo é válido. Reduzir a conta de energia é uma dificuldade do seu comércio? Então temos uma dica que vai ajudar você a cortar este gasto das despesas e otimizar seus investimentos!

Primeiramente, uma das formas de você reduzir a conta de energia em comércios é optar pelo uso de energia solar fotovoltaica. Desta forma, você utilizará uma fonte de energia natural, gerada pelo sol. Os raios solares são absorvidos por painéis que convertem a energia luminosa em energia elétrica, trazendo assim uma grande vantagem financeira, além de ser sustentável.

Para começar: usar energia solar fotovoltaica é contra a lei?

E fique tranquilo: não tem nada de errado em utilizar energia solar fotovoltaica no seu negócio, porque esta fonte de energia é aprovada pelas companhias de distribuição elétrica. Sendo assim, não é crime você instalar um sistema fotovoltaico comércios ou indústrias, até mesmo na sua casa!

Quanto vou economizar ao usar energia solar?

Só para ilustrar: a economia gerada a partir do uso da energia solar em um imóvel pode chegar a cerca de 90%. Ou seja, depois de instalar um sistema fotovoltaico, provavelmente seu comércio quase não necessitará mais do consumo de energia da distribuidora de energia local, uma vez que o sistema gerará o que for necessário para seu consumo. Desta forma, você reduzirá e muito seus custos com energia.

Além disso, normalmente, a energia solar produzida é superior ao seu consumo usual, gerando assim créditos energéticos. Estes créditos duram até 60 meses e poderão ser usados no seu comércio ou até mesmo direcionado para outras localidades que você preferir, desde que também estejam em seu nome.

Grandes empresas já adotaram a energia solar fotovoltaica.

Estas são algumas das diversas vantagens do uso da energia solar fotovoltaica nos seus negócios. Aliás, não é a toa que grandes empresas, como a Hyundai e a Apple, já utilizam esta fonte em seus produtos e dia a dia, como já contamos aqui no Blog.

Mais dicas para reduzir ainda mais a conta de energia

Agora que você já sabe como reduzir a conta de energia elétrica do seu comércio com a energia solar, listamos ainda mais dicas orientadas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que vão ajudar você a reduzir a conta de energia elétrica no seu comércio. São elas:

– Adapte seus horários de funcionamento ao horário de pico.

O horário de pico, que compreende ao auge do gasto energético do Brasil, é o entre 17h e 22h. E para tentar controlar o consumo, as distribuidoras do Brasil atribuem tarifas mais elevadas neste horário. Por isso, se puder, concentre as atividades em horários alternativos a estes.

– Preveja o consumo de energia elétrica do seu negócio.

Identifique variáveis que interferem no seu consumo, levante dados e tente prever o seu consumo a partir do seu histórico. Elas vão ajudar a você tomar decisões estratégicas para a eficiência energética.

– Confira o relógio medidor.

Se está desconfiado que seu gasto não é o quanto indica na conta, fique atento ao relógio. Você pode pedir releituras à sua empresa de distribuição, mas antes, acompanhe os valores para compará-los aos discriminados nas contas.

– Envolva as pessoas.

Conscientize seus colaboradores a ajudarem você nessa missão de economizar energia. O engajamento é fundamental!

– Cuidado ao comprar eletrodomésticos e equipamentos

Procure produtos com selo Procel ou etiqueta do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que indicam quais são os mais econômicos do mercado.

– Desligue equipamentos quando não estiverem em uso.

Isso vale para computador ou TV. A recomendação para computador, por exemplo, é desligar o computador sempre que ficar mais de 1 hora sem utilização. O monitor deve ser desligado a partir de 15 minutos sem utilizar.

Reduza a conta de energia elétrica com a Energy True

Gostou das dicas? Estas são algumas das informações que nós, da Energy True, temos para compartilhar com você. Queremos ajudá-lo a otimizar os custos do seu negócio com energia solar assim como já ajudamos diversos clientes. Somando os relatos de quem já aderiu à instalação de sistema fotovoltaico, já foi possível atingir uma economia de R$ 5,3 milhões com nossas soluções, e o número só cresce.

Nossa empresa oferece a instalação de sistema fotovoltaico tanto para comércios, quanto para residências. E o processo de aquisição é rápido e eficiente. Entre em contato com nossos consultores para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *