Energia solar: principais curiosidades e benefícios

Com um sistema relativamente “novo”, a energia solar vem crescendo muito no Brasil e a promessa de expansão para os próximos anos é forte. Mas, você sabe com clareza o motivo de as pessoas estarem optando por aderir esse sistema? Confira! 

O que é Energia Fotovoltaica?

Nada mais é que energia gerada a partir do sol. O nome fotovoltaico é dado para o processo de captação dos raios solares. O conceito é simples, os raios solares são captados pelos painéis FV, esses painéis convertem energia luminosa em energia elétrica, essa energia passa por um equipamento chamando inversor, a função desse inversor é transformar a energia que vem dos módulos para a energia que você utiliza em seus aparelhos. Os painéis são fixos, com uma estrutura de alumínio que vai normalmente no telhado, mas pode ser feito no solo também.

Outro item do sistema é o medidor de energia: ele é trocado pela distribuidora para medir tudo o que a casa gera e o sistema produz, sem nenhum custo. No final do mês você recebe sua conta com demonstrativo de tudo o que foi gerado e consumido, assim, fazendo o abatimento gerado pelo consumido você paga o mínimo possível.

Por que optar pela Energia Fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é uma forma limpa, sustentável e inesgotável de energia. Existem outras formas de gerar energia, porém nenhuma delas com acessibilidade tão fácil, ou como uma fonte tão poderosa quanto a energia solar. Podemos colocar em nossas próprias casas ou comércio, e tudo isso é aprovado pelas companhias de distribuição elétrica, ou seja, não é nada fora da lei. É um meio de economizar na conta de energia e colaborar com meio ambiente, uma vez que a energia solar não gera poluentes. O futuro preza por alternativas sustentáveis e a energia solar veio para atender esse pedido!

Qual a diferença entre Aquecimento solar e Energia Solar?

Aquecimento solar é um sistema que serve para aquecer a água dos chuveiros e das torneiras, muito conhecido pela fama de reduzir a energia porque dispensa o chuveiro elétrico, um dos vilões das contas de energia, mas ele para por aí. Outros itens que não dependem de água quente, como ar condicionado, freezer, secador e afins, continuarão sendo um problema que irá acrescentar custos na hora de pagar a conta.

A energia solar vem para suprir todo e qualquer equipamento elétrico, não necessitando de aquecedores solares, já que os mesmos podem ser substituídos por chuveiros e torneiras elétricas.

A energia solar reduz os custos na hora de construir por não interferir na estrutura da casa, nem na rede elétrica existente. Apenas acrescentamos um inversor e suas proteções, e isso se torna a melhor alternativa para os consumidores que estão com dúvidas entre o aquecimento solar ou energia solar.

Se você tem interesse em aderir a esse sistema, solicite contato com os representantes da Energy True e comece já a investir em uma economia do futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *