fbpx

Energia solar nos estádios do Qatar

Mais uma copa do mundo de futebol chegou E vamos aproveitar para falar sobre energia solar no Qatar, uma das muitas curiosidades do país-sede da Copa.

qatar

Qatar Clima

É importante falar sobre esse aspecto, pois o clima é o responsável pela mudança de data da Copa do Mundo, que tradicionalmente é realizada em junho e julho, porém, em 2022 acontecerá em novembro e dezembro.

O desbotamento se deve ao fato de que no Qatar, de junho a setembro, as temperaturas podem chegar a 50°C, em clima quente e úmido, o que inviabilizaria os jogos.

Na primavera e no outono, que ocorrem nos meses de abril, maio, outubro e novembro, o clima é temperado e a temperatura fica em torno de 17°C (63°F), muito mais favorável para combates. E, para não falar, vale lembrar que os invernos são apenas um pouco mais frios do que a média da primavera e do outono.

Quanto às chuvas… bem, são raras, com menos de 75 mm por ano.

Como resultado, o Catar optou por desenvolver uma tecnologia inovadora de refrigeração em estádios, alimentada por energia solar. O objetivo é que a refrigeração mitigue a exposição a altas temperaturas, entre 40 e 50°C, de atletas, equipes de imprensa, trabalhadores e público em geral.

O estádio Education City, na capital Doha, é uma das sedes da Copa do Mundo de 2022 e conta com uma estrutura especialmente pensada para evitar que as pessoas sofram com o calor extremo, mantendo a temperatura interna do local sempre abaixo de 27°C.

A arena tem área de 233 mil metros quadrados, capacidade para 45.350 espectadores e as laterais se estendem e circundam o campo de jogo, auxiliando no funcionamento do sistema de refrigeração. “É o primeiro estádio do mundo capaz de resfriar um espaço tão aberto, usando combustível limpo como a energia solar fotovoltaica”, disse o principal projetista do escritório de arquitetura espanhol Fenwick Iribarren Architects, responsável pelas obras.

Além da tecnologia de refrigeração movida a energia solar, pelo menos 55% dos materiais usados no projeto do estádio são de origem sustentável e 28% dos materiais de construção têm conteúdo reciclado, minimizando a pegada de carbono. Em todo o local, espécies de plantas nativas tolerantes à seca foram usadas em 75% do paisagismo.

qatar

Usina solar de 800 MW

A usina de energia solar Al Kharsa’ah também ajudará a reduzir a pegada de carbono do país. Localizada a 80 km a oeste de Doha, a usina fotovoltaica de 800 MW limitará a dependência do Catar do gás para geração de eletricidade.

Incentivos do governo para energia solar

De acordo com o estudo “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026” – um relatório de referência para avanços e projeções de crescimento do mercado global de energia solar – a capacidade instalada de geração de energia solar no Catar foi de 5,1 MW em 2020, o que está longe dos objetivos necessários para ter uma participação considerável na matriz energética de fontes renováveis.

Faça parte você também deste novo mundo. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento de instalação de energia solar.

Preencha o formulário que entraremos em contato