fbpx

Energia solar nas diferentes estações do ano

Primeiramente, vamos começar te informando que o sistema de energia solar fotovoltaico está ocupando grande espaço no Brasil por conta da sua incrível competência de gerar energia durante o ano inteiro, sem exceções.

Nesse sentido, você já deve ter entendido que o sistema funciona normalmente em qualquer estação do ano, independente de algumas diferenças no rendimento, que posteriormente são compensadas por hábitos de consumo, que ao decorrer do ano também mudam, conforme as estações.

Ainda assim, devemos te informar que durante o verão, é natural a maior produção de energia, entretanto, o uso de climatizadores como ar-condicionado ou ventiladores, gera um aumento do consumo de energia em alguns aparelhos, entre eles freezer, filtros, geladeiras, entre outros que também tem um consumo mais alto que em outras épocas do ano.

Em suma, mesmo com estes fatores, é lógico que no verão é produzida mais energia solar do que é produzida, quando este é redirecionado à uma rede local, gerando assim créditos junto à concessionária de energia, que se revertem em descontos na conta de luz.

Dessa forma, mesmo que no outono seu sistema produza menos energia, isso é compensado na diminuição natural no consumo e, lógico, pelos créditos gerados durante o verão.

Mantendo seu sistema de energia solar com eficiência

Ao contrário do que muitos por aí pensam, os sistemas de energia solar fotovoltaica tem uma enorme eficácia em temperaturas mais baixas.

Como? Nós te explicamos, as baixas temperaturas previnem o superaquecimento das placas, o que faz com que, mesmo nos dias mais amenos e frios do outono, e inverno, o céu aberto faz necessária à utilização de todo potencial de geração do sistema.

Entretanto, se mesmo assim você ainda tem aquela “pulga atrás da orelha” que oferece preocupação com a eficiência do sistema de energia solar fotovoltaica, você pode, e deve realizar uma limpeza, mesmo que simples nos painéis durante esse período, retirando assim folhas e sujeiras que possam estar acumuladas nos painéis, o que também influencia na produtividade.

Da mesma forma, quando o proprietário tem esse cuidado acaba contribuindo com a eficiência do sistema, já que no outono terá muitas folhas sobre os painéis, já que elas realmente atrapalham e diminuem em, pasme, até 15% o potencial de produção total do sistema.

Porém, se essas folhas que estão sobre os painéis não são um problema, a limpeza deles não precisam ocorrer com tanta frequência.

Portanto, a verdade é que os sistemas de energia solar fotovoltaicos funcionam muito, mas muito bem no Brasil em qualquer estação do ano, já que em um país tropical, sente-se muito pouco as diferenças no clima entre as estações, o que não ocorre em países da Europa e Ásia, por exemplo.

Nesse sentido, mesmo que com mais dificuldades, nações como a Alemanha, China e Estados Unidos investem muito pesado em energia solar, simplesmente porque ela gera uma economia incrível no custo de energia elétrica e também é praticamente inofensiva ao meio-ambiente.

Por último, vamos finalizar informando que em nosso blog você encontra muito mais conteúdo informativo e importantes sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica como esse.

Também aproveite para fazer um orçamento sem compromisso conosco para instalar um sistema em sua empresa ou residência e começar a economizar até 95% nas contas de luz, em qualquer estação do ano!