fbpx

Energia solar e o marketing da sustentabilidade

A competição é uma realidade em quase todos os mercados. Se diferenciar do seu concorrente é uma questão de sobrevivência. Nesse sentido, o discurso de proteção ao planeta ganha força. A energia solar e o marketing da sustentabilidade estão em alta.

Primeiramente porque não se trata apenas de um discurso. A geração fotovoltaica é, antes de mais nada, menos poluente que as demais.

Um exemplo claro é a geração por termelétricas. No Brasil, elas funcionam principalmente com gás natural.

A queima do combustível leva a emissão de CO2 que, seja como for, faz mal ao nosso planeta.

Nas usinas nucleares, há também os riscos. Um acidente com o “combustível” usado para movê-las pode trazer consequências catastróficas.

À primeira vista, a produção de energia por hidrelétricas também parece sustentável.

Não há queima e é a água quem movimenta as turbinas.

O que nem todos conhecem é o impacto ambiental de implantação de uma usina.

É preciso alagar uma grande extensão de áreas.

Dessa forma, biomas e espécies animais perdem espaço. Medidas compensatórias ajudam, mas não resolvem o problema por completo.

Esse debate ganhou espaço durante o processo para construção da usina de Belo Monte, no Pará.

Sob todos esses aspectos, instalar um painel solar em casa ou na sua empresa é garantia de energia limpa.

Em outras palavras, ao dizer que é sustentável você está dizendo a verdade ao seu cliente.

E todos sabemos como a confiança é importante para o marketing, especialmente em se tratando de redes sociais.

 Como usar a energia solar no marketing?

O crescimento do mercado de energia solar fez com que muitas empresas adotassem o marketing da sustentabilidade.

Grandes redes varejistas passaram a anunciar que suas unidades eram “limpas”. Por usar menos energia de fontes não-renováveis.

O mesmo acontece na indústria e entre os prestadores de serviço.

Dessa forma, atrelar a sua marca à preocupação ambiental é relevante.

Nesse sentido, é importante que o seu negócio tenha outras atitudes sustentáveis.

Não adianta instalar um painel solar e, simultaneamente, desperdiçar água.

De maneira idêntica, a energia limpa não compensa poluição atmosférica.

Quem deseja usar a energia solar no marketing precisa, acima de tudo, se preocupar com a causa ambiental.

Em síntese, elabore um plano de otimização dos recursos.

Dê preferência a materiais reciclados ou firme parcerias com cooperativas que possam reciclar seus resíduos.

Do mesmo modo, aproveite a tecnologia para conter o desperdício.

No final das contas, além de uma boa ferramenta de divulgação, essas medidas vão representar menos custos operacionais.

 Seja sustentável com a Energy True

De antemão, a Energy True possui soluções completas para a sua empresa.

Com a instalação de painéis solares, seu negócio reduz em até 95% o consumo de energia da rede comum.

Dessa forma, seu negócio pode crescer de forma sustentável. Sem o peso que esse insumo vital tem sobre o seu caixa.

Consulte desde já a Energy True e coloque mais sustentabilidade na sua empresa.

O planeta e o seu bolso, agradecem!