fbpx

Energia solar e agronegócio: união que semeia vantagens para produtores rurais

A geração de energia solar caminha lado a lado aos avanços do agronegócio no Brasil. Isso porque os investimentos em sistemas fotovoltaicos no campo só aumentam no país. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), eles já somam R$ 1,7 bilhão.

Atualmente, os produtores rurais representam 11,7% da potência instalada. Além disso, este ano, com o Plano Safra, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ampliou o acesso a crédito para sistemas fotovoltaicos no campo.

Logo, ao investirem em sistemas de energia fotovoltaica, os produtores rurais estão reduzindo seus altos custos com eletricidade. Vale lembrar que, ao utilizarem a energia fotovoltaica, os produtores também atendem à demanda da sustentabilidade no agronegócio. Pois o setor está cada vez mais interessado em energia limpa e na redução dos impactos ambientais.

Segundo estudo internacional da ONU (Organização das Nações Unidas), a maioria dos agricultores que instalaram sistemas solares fotovoltaicos (FV) relataram um aumento nos lucros. Portanto, isso reflete na produtividade de suas propriedades rurais, trazendo satisfação com a performance dos sistemas.

Vantagens

Confira as principais vantagens do uso de energia solar por produtores rurais. Elas foram listadas na cartilha “Energia Solar Para o Produtor Rural”, compartilhada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Para começar, a geração de energia renovável é aliada do desenvolvimento rural sustentável (FAO). Por isso, é possível utilizar a área de pasto para geração de energia elétrica, sem prejuízo à saúde dos animais, sem consumo de água e sem gerar resíduos.

Outra vantagem da energia solar é para uso de bombeamento de água de fontes superficiais e poços e possíveis usos finais. Sendo assim, ela contribui com as atividades de hidratação dos animais, abastecimento de tanques, irrigação de lavouras, resfriamento para o processamento de produtos alimentícios, entre outras.

Além disso, o sistema ainda possibilita a geração de energia elétrica em áreas rurais distantes, onde o fornecimento de energia elétrica é insuficiente ou pouco confiável.

Ficou interessado nas vantagens de instalar um sistema de energia solar na sua produção rural? Entre em contato! Nós, da Energy True, podemos te ajudar a abastecer o campo e ainda gerar economia.