fbpx

Energia solar de terceira geração é implementada em Shopping da Bahia

Economizar os recursos naturais transformando energia solar em energia elétrica, há muito não é novidade. No Brasil, o uso da energia fotovoltaica já é uma realidade consolidada e cresce a cada dia.

Entretanto, no momento, o tema da vez está relacionado à energia solar ainda mais sustentável. Com a implantação da energia solar de terceira geração feita através de painéis fotovoltaicos orgânicos, os resultados têm se mostrado muito positivos.

Também conhecida através das siglas OPV, este tipo de energia se caracteriza pela presença de células orgânicas constituídas por eletrodos impressos em polímeros.

Esses polímeros orgânicos condutores (pequenas moléculas orgânicas) absorvem a luz solar e transportam a carga energética para o conversor, que por sua vez, transforma a energia térmica em elétrica.

A primeira instalação fotovoltaica orgânica no mundo, aconteceu justamente no Brasil, em um Shopping da Bahia, que fica localizado na capital, Salvador.

A implementação da instalação fotovoltaica orgânica no empreendimento é sem precedentes e foi uma parceria entre a administradora do Shopping, com a empresa Sunew.

A Sunew, além de brasileira, é líder mundial na fabricação de filmes fotovoltaicos orgânicos, conhecidos internacionalmente como Organic Photovoltaic, a terceira geração de células solares.

Sua composição é:

  • Orgânica;
  • Leve;
  • Flexível;
  • Transparente, entre outros.

Sua grande vantagem é que em comparação com as demais é que precisa de menos carbono para transformar a energia solar em elétrica, mantendo inclusive a mesma eficiência.

Basicamente, as células fotovoltaicas precisam de 20 vezes menos energia do que as comuns, o que significa dizer que o impacto ambiental é muito menor, colocando-a como a mais vantajosa energia verde da atualidade.

Além disto, o PV difere das tecnologias anteriores devido à sua versatilidade, permitindo a geração de energia em qualquer superfície. No Shopping da Bahia, por exemplo, ela está instalada na claraboia.

Além disto, ela pode ser instalada em:

  • Telhado;
  • Fachadas de vidro;
  • Janelas, entre outros.

Outra vantagem dos painéis fotovoltaicos orgânicos com certeza é a sua funcionalidade estética.

Personalizável e de fácil adaptação, os painéis podem ser inseridos em diversos designs e aparecem em variados tamanhos, formas e cores. Também podem ser aplicadas em:

  • Notebooks;
  • Celulares;
  • Automóveis, entre outros.

Falando especificamente da instalação do shopping baiano, as vantagens conquistadas com a instalação da energia fotovoltaica orgânica foram:

  • 99% menos radiação ultravioleta;
  • 75% menos de radiação infravermelha.

Tudo isto, resultou em um maior conforto térmico para os visitantes, economia do sistema de ar condicionado e um excelente controle de brilho ambiental.

Como podem ver, o futuro já começou e quem não se adaptar, com certeza ficará preso ao passado.

A Energy True é uma empresa que nasceu da necessidade de cuidar do planeta e por isto, apostamos em aprimorar a forma como o mundo gera energia, sempre em busca de processos sustentáveis.

Somos uma geração que empreende, porém, com consciência e pensamento no futuro e no meio ambiente. Deseja saber mais informações sobre energia solar? Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *