fbpx

É do Brasil: conheça o primeiro pivô movido apenas por energia solar

Cada vez mais, a energia solar fotovoltaica é uma aliada dos negócios que buscam agregar recursos sustentáveis e inovadores às atividades. E isso também vale para a agricultura. Afinal, o campo segue se modernizando a cada dia. Neste cenário, foi lançado o primeiro pivô para irrigação de plantios movido 100% por energia solar fotovoltaica, no último mês de junho. Este sistema brasileiro com potência de 128 kWp alimenta o pivô com capacidade de irrigação de 96,4 hectares. Assim, a energia fotovoltaica garante sua eficiência. Além disso, ele pode funcionar por média de 6 a 8 horas por dia! A notícia foi publicada pelo portal “Canal Solar”.

Desta forma, a inovação desenvolvida pela Solbras e Valley chega para revolucionar a agricultura com energia solar. Isso porque o objetivo da solução tecnológica é ampliar as áreas irrigadas do país em locais sem acesso à rede elétrica. Além disso, outro desafio que a tecnologia supera é o da dificuldade logística de encontrar diesel em lugares remotos, pois substitui o consumo do caro e poluente combustível.

Vale lembrar que a potência usada para acionar os pivôs é alta, entretanto, o dimensionamento correto do sistema desenvolvido pelos brasileiros atende aos parâmetros exigidos para irrigações. Sendo assim, é garantida a pressurização do pivô. E a velocidade das suas rodas por meio da energia solar.

Primeiramente, o lançamento tratou-se de um projeto-piloto Solbras e Valley, iniciado em Minas Gerais. Porém, em breve, caso seu funcionamento apresente resultados satisfatórios, o primeiro pivô para irrigação movido por energia fotovoltaica poderá ser distribuído por todo o mundo!

Energia solar no campo

Falando em energia, os altos custos com energia elétrica no campo têm feito cada vez mais empresários e moradores rurais optarem pelos sistemas de energia fotovoltaica. Desta forma, a instalação de sistemas on-grid, em que o consumidor produz a própria energia e consegue crédito na concessionária local, faz com que contas sejam reduzidas em mais de 90% no campo.

Também há benefícios do uso em locais remotos, por meio dos sistemas off-grid. Estes atendem onde não há rede de distribuição de energia elétrica ou substituindo geradores movidos à combustão, que além de caros são bastante poluentes.

Seja no campo ou nas áreas urbanas, a energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Se você quer trazer esta possibilidade para o seu dia a dia, entre em contato com a Energy True. A empresa especialista em sistemas de energia fotovoltaica ajuda você a reduzir custos ao colaborar com o meio ambiente, difundindo a tecnologia de geração de energia por sistemas ideais para sua realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *