Dia Mundial da Energia: conheça melhor os benefícios da energia solar

Saiba mais sobre as vantagens da utilização da energia fotovoltaica e a importância cada vez maior da adoção de fontes alternativas de energia.

No mês de Maio (mais especificamente no dia 29) é celebrado o Dia Mundial da Energia. Criada com o intuito de motivar uma conscientização civil e política sobre a importância de poupar energia e incentivar o uso de energias renováveis, a data surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981.

Um dos principais responsáveis por agravar os problemas ambientais na atualidade, o uso de fontes de energia fósseis – como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo – ajuda a potencializar os efeitos da poluição no planeta, prejudicando a vida de todos os seres vivos e causando inúmeros malefícios. Por isso, tem-se investido cada vez mais na pesquisa e adoção de fontes renováveis, como é o caso da energia solar.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa de geração de energia, pois não produz resíduos poluentes nem gases de efeito estufa, tornando-a naturalmente sustentável. Além disso, a construção e utilização de sistemas fotovoltaicos não impacta negativamente a natureza, diferente das hidrelétricas por exemplo, que precisam inundar grandes extensões de áreas e com isso destroem o ecossistema e deixam famílias desabrigadas.

Outra grande vantagem da energia solar é a economia financeira que ela proporciona: com o seu uso é possível reduzir entre 50% a 95% o valor da conta de luz mensal. Ademais, é importante frisar também que um sistema instalado de forma adequada e devidamente cuidado pode ter uma vida útil de até 25 anos, ou seja, o custo de instalação dos equipamentos se paga num prazo relativamente curto de tempo.

Mesmo a manutenção preventiva dos sistemas fotovoltaicos é relativamente simples, consistindo basicamente na limpeza periódica dos painéis solares – limpeza essa que deve ser feita a fim de evitar perda na eficiência energética, causada pela deposição de poeira, folhas e galhos, e que pode inclusive acarretar na diminuição da vida útil do sistema. Dependendo do clima da região, o período de manutenção pode variar de dois em dois ou três em três anos; no geral, as chuvas removem a maior parte das impurezas.

Por todas essas vantagens, o uso de energia solar vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Atualmente, quem lidera a geração de energia solar em escala global é a China, seguida pelos EUA, que produzem anualmente 131 e 51 GW respectivamente.* Na América Latina o líder é o Chile, mas o Brasil não fica muito atrás, já figurando entre os 30 países que mais produzem energia fotovoltaica – existe inclusive a expectativa de ultrapassarmos os chilenos em breve.

Agora que você sabe mais sobre a importância de adotarmos fontes alternativas de energia e os benefícios da energia solar, faça também a sua parte! Seja para a sua empresa ou para a sua casa, na Energy True você encontra as melhores soluções em energia fotovoltaica, com todo o suporte adequado e preços justos. Acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos produtos e serviços.

*Dados referentes à produção e consumo de energia em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *