Mesmo com a popularidade dos sistemas de energia solar no Brasil, a tecnologia permanece um mistério para a maioria dos consumidores.
Uma das principais dúvidas dos interessados em projetos de energia solar é sua durabilidade.
Afinal, quanto tempo dura um sistema de energia solar?
Os painéis solares são um dos componentes mais importantes de um sistema de geração de energia fotovoltaica. Como o nome sugere, eles são responsáveis por absorver a radiação solar e convertê-la em corrente elétrica. Por isso, é essencial que estejam em boas condições.
Outro ponto a ser lembrado é que os painéis representam uma parcela significativa do custo de aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico. Por isso, é fundamental que o equipamento tenha boa durabilidade, gerando retorno de todos os investimentos do usuário.
A média de vida útil dos painéis solares é de 25 a 30 anos, podendo durar até mais, porém, isso vai depender de vários fatores, como o clima de onde você mora e se você faz a manutenção corretamente, com profissionais qualificados.
E quanto a tempestades e outros danos?
Os painéis solares podem suportar o impacto de uma tempestade de granizo em alta velocidade!
Devido à sua exposição ao clima, a tecnologia de painéis solares é projetada para resistir a diversas intempéries do tempo e durar muitos anos.
Para isso, seu aparelho deve ser fabricado de acordo com padrões internacionais que garantam a alta qualidade e resistência.
Quão resistente é um painel solar?
Os painéis fotovoltaicos foram fabricados de tal forma que uma pessoa pode subir em sua estrutura sem danificá-la. No entanto, isso não é recomendado, pois a estrutura pode rachar sem que se perceba e comprometer a eficiência do sistema.
Agora que você já sabe que pode contar com o sistema de energia fotovoltaica por muitos e muitos anos, venha conhecer o que há de melhor e mais eficiente no mercado.
Entre em contato com a Energy True e faça uma cotação.