fbpx

Células Fotovoltaicas são desenvolvidas com corantes vegetais

No final de janeiro de 2020, uma notícia sobre o desenvolvimento de células fotovoltaicas com corantes vegetais, realizada por pesquisadores amazonenses chamou a atenção.

Segundo o estudo desenvolvido pelo Laboratório de Bioeletrônica e Eletroanálises (Label) da Central Analítica (CA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apoiado pelo Programa Universal Amazonas (Fapeam), foram utilizados pigmentos vegetais extraídos de plantas tradicionais amazonenses, para produzir energia elétrica utilizando células solares.

Entre as plantas, os pesquisadores usaram:

  • Bujuju;
  • Açaí;
  • Urucum;
  • Jenipapo;
  • Murtinha;
  • Crajiru.

A pesquisa teve como inspiração o famoso modelo do químico suíço Michael Grätzel que desenvolveu a célula solar orgânica, sensibilizadas por corantes.

No caso da pesquisa brasileira, as células solares são sensibilizadas por corantes vegetais.

A nova alternativa além de ser mais barata é ainda mais ecológica e sustentável, tendo em vista que substitui corantes sintético.

A utilização de materiais orgânicos como fontes renováveis de energia é uma luz no fim do túnel, considerando que a energia solar é uma das alternativas mais promissoras como fonte renovável e limpa.

No momento em que os olhos do mundo estão voltados para a busca de alternativas sustentáveis, tanto pelo aumento da conscientização, quanto pela limitação de recursos naturais, a pesquisa e o desenvolvimento de células solares que utilizam extratos vegetais, realmente é uma ótima notícia.

Vale dizer que além de poderem ser aplicadas em painéis solares, as novas células solares sensibilizadas por corantes, também são úteis na aplicação de outras tecnologias.

Quem sabe assim, a energia finalmente seja acessível para todos. É nisso que acreditamos! A Energy True é uma empresa que pensa no futuro do meio ambiente e oferece energia sustentável e econômica.

Nascemos da necessidade de cuidar do planeta por isso, estamos ajudando a modificar a forma como o mundo gera energia.

Quer se juntar a nós?

Entre em contato conosco e lembre-se: é possível mudar o mundo e o primeiro passo está em tomar novas atitudes.

Fale conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *