fbpx

Aumento de energia solar (46%) – Entenda sobre

Aumento de energia solar fotovoltaica no Brasil. O país ultrapassou o limite de 19 gigawatts (GW) de potência instalada de energia solar. Desse total, 13 GW estão instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, sendo o restante para instalações de grande porte.

Esse número é histórico no setor, em comparação à Usina Hidrelétrica de Itaipu produziu 14 GW de Habilidade Instalada! Tal fato coloca a energia solar como a 3ª maior fonte de energia no Brasil, depois da energia hídrica e eólica.

A captação de energia solar com painéis fotovoltaicos e sua conversão em energia representa atualmente 9,6 % da rede elétrica do país. De janeiro a setembro, houve aumento de 46,1 %, com aumento médio de 1 GW/mês nos últimos 120 dias. Os dados são da Associação Brasileira de Vitalidade Solar Fotovoltaica (Absolar).

A partir dessa informação, a Confederação Nacional da Industriais (CNI) calculou que a capacidade instalada dobrará até o início de 2023. Justifica-se o incentivo na forma de abatimento de impostos para que os consumidores instalem sistemas em suas residências.

Outra vantagem do cultivo fotovoltaico é que ele cria empregos. Segundo a Absolar, foram criados 492,4 mil empregos com a expansão do setor, sem esquecer os diversos benefícios ambientais. A associação estima que a produção de 24,6 milhões de toneladas de CO2 poder ser evitada pela energia solar. 

aumento energia solar

Aumento de energia solar e a mudança de regras

Os consumidores brasileiros que planejam instalar sistemas de energia solar em suas residências e empresas têm 100 dias para viabilizar os sistemas solares antes que o governo federal altere as regras em outubro.

De acordo com a nova lei 14.300, publicada no início de 2022, há um período de transição garantido até 2045, mantendo-se as regras atuais para os consumidores que solicitarem o acesso aos seus próprios sistemas de produção de energia solar até o final de 6 de janeiro de 2023. Após nesta data, a lei determina que a reconexão deva ter uma carga gradual e escalonada injetada na rede elétrica.

Com o aumento de energia solar é previsto que, em meio a um ano de crescimento recorde no país, os próximos meses serão ainda mais quentes para o pequeno e médio segmento de energia solar.

Segundo dados da entidade, de janeiro a agosto de 2022, mais de 382,7 mil novos sistemas fotovoltaicos foram conectados à rede. Um crescimento de mais de 57 % em relação aos 243,6 mil adicionados no mesmo período, em 2021.

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia nossos outros artigos e nos siga nas redes sociais.

Preencha o formulário que entraremos em contato