fbpx

Apple registra patente para trabalhar com energia fotovoltaica em alguns de seus principais produtos

Energia Solar

 

No final de março desse ano, fomos impactados com a notícia de que a Apple acaba de registrar uma patente que trabalha com a ideia de energia fotovoltaica para otimização de baterias.

Ao que tudo indica, a nova tecnologia será usada tanto na capa do iPhone, quanto na pulseira do Apple Watch e no Apple Car, projeto de carro da empresa.

Na prática, isto quer dizer que as baterias desses produtos, poderão durar por mais tempo, sem que os usuários precisem recarregar os equipamentos. Em outras palavras, a proposta é oferecer uma otimização na carga das baterias.

Segundo informações da Apple Insider, a princípio a ideia é usar um material com suportes entrelaçados, com um dos fios realizando o papel condutor que, por sua vez, se conecta com o sistema de recarga de algum dispositivo a uma célula fotovoltaica.

Não é de hoje que a energia solar se posiciona como a opção mais sustentável, econômica e versátil, no entanto, há algum tempo, ela tem cumprido a função extra de aproximar as pessoas da tecnologia.

Um exemplo disso são os carregadores solares de celular que utilizam a energia fotovoltaica como opção portátil para os usuários, que assim, não necessariamente precisam de uma tomada para recarregar seus aparelhos e se manterem conectados.

Mesmo sendo uma grande novidade, vale dizer que essa iniciativa da Apple, não é a primeira a partir de uma grande marca mundial. A Hyundai, por exemplo, já aplica o conceito de carro com teto de placas solares.

Ao contrário dela, que só possui as placas no teto, ao que tudo indica o Apple Car será todo revestido do material sensível à luz. A proposta é aproveitar a exposição do veículo ao carro, para iniciar a recarga.

Em um país como o Brasil, onde o sol brilha forte, praticamente durante todos os meses do ano, imagine o quanto essa tecnologia não será útil.

Contudo, vale citar que apesar de a patente ter sido registrada pela Apple e aparentemente os testes terem sido iniciados, isso não quer dizer que a tecnologia de fato será apresentada ao público.

A boa notícia é que a utilização de um recurso natural e renovável como ferramenta de apoio para as novas tecnologias, com certeza significa o mesmo que acender a luz da esperança de um mundo onde avanços e sustentabilidade caminhem juntos. Afinal, o sol nasce para todos.

A Energy True é uma empresa localizada em Americana, interior do Estado de São Paulo, que trabalha com energia solar fotovoltaica e prima por essa máxima.

Nosso trabalho é oferecer as melhores soluções para casas e comércios, sempre com o compromisso de cuidar do planeta, preservando os recursos naturais.

Nós geramos energia sem agredir ao meio ambiente.

Se interessou? Converse com um de nossos consultores e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *